28 de set. de 2009

Editorial


Sinta-se em casa. Pois este espaço é um lar para suas ideias, pensamentos e devaneios. Tire os sapatos e a farda da labuta cotidiana. Por meio desse blog o jornal independente O Balde busca dar visibilidade a variadas expressões artísticas e culturais, a fim de pluralizar o acesso e o fomento à informação. Acreditamos que pela conjunção de opiniões podemos desenvolver projetos que congreguem diversas habilidades e talentos para uma relação humana mais harmoniosa e menos apressada.

Dê “bom dia”, critique e bata palmas, quando merecidas. Chute o balde ou use-o para carregar seus anseios e aspirações. No fundo do balde tudo cabe; quanto mais o enchermos, maior será sua capacidade de transformação. Você está convidado(a) a catalisar suas ideias. Veja como nas apresentações abaixo.


Formatos

Abaixo explicaremos os formatos utilizados pelo O Balde para atingir os objetivos propostos. Contamos com sua colaboração na mídia que mais lhe convir.

Jornal impresso

Com editorias livres, as edições impressas abarcam diferentes opiniões e impressões acerca dos fatos ocorridos no mês da publicação. O conteúdo se baseia em diferentes estilos de texto conjugados a imagens, que podem ser ilustrações, fotografias ou trabalhos gráficos. As edições podem conter: charges, quadrinhos, artigos, resenhas, matérias jornalísticas, textos acadêmicos, contos e poemas.

Deguste a nossa mais nova edição no arquivo abaixo. Sinta-se livre para sugerir, criticar, colaborar, imprimir e entregar por aí. A distribuição é gratuita e será feita durante todo mês nas universidades e centros culturais da cidade.

Formato: A4 – 4 páginas

Papel: reciclato

Tiragem: 1000 exemplares

Periodicidade: trimestral

Blog

Nosso blog é um portal de notícias e programação cultural de Brasília. O conteúdo se baseia em diferentes estilos de texto e imagens, abrindo espaço para material multimídia. Esse é um local de exposição de ideias e opiniões, informação e expressões artísticas.

Como funciona?

O blog possui um menu de seções à direita do seu monitor. Cada seção abarca diferentes tipos de material e angulações para facilitar a leitura e as colaborações. Vamos entender essa classificação e verificar em qual dia da semana cada seção é atualizada:

Segunda-Feira: Programação cultural – sugestões culturais da agenda da semana, com informações do tipo de evento, data, local, horário e preço.

Terça-Feira: Voz ativa – diferentes opiniões sobre as notícias da semana (artigos, resenhas, textos acadêmicos e comentários).

Quarta-Feira e Sexta-Feira: Terreno Baldio – reflexões sobre assuntos e temas da semana com um enfoque literário ou artístico (contos, poemas, crônicas, fotografia, vídeos, áudio, ilustrações e trabalhos gráficos).

Quinta-Feira: Notícias – textos jornalísticos sobre os acontecimentos da semana (matérias ou reportagens jornalísticas com vídeo, áudio ou fotografia).

Sábado: Classificado de ideias – mural com ideias e projetos dos colaboradores, parceiros e do próprio jornal (texto explicativo com exemplos).

Domingo: O Balde entrevista – Toda semana uma entrevista relativa a tópicos discutidos no blog durante a semana.

As primeiras colaborações já estão encaminhadas e vão fazer parte da primeira atualização do blog. Você está convidado a comentar, sugerir, opinar, criticar e, principalmente, colaborar. O motor dessa página na internet é a sua colaboração. Abra a gaveta e tire a poeira do fundo. Jogue no balde e leve suas ideias para fora da janela.

Tenha um ótimo dia.


Contato: nobalde@gmail.com

2 comentários:

Funk! disse...

Eae galera, to esperando dia 5 pra ve oq vem por ai ;)
Abraço !

O Balde disse...

Olá, Nicholas.

Estamos caminhando para atualizar o blog por completo. Assim, esperamos dentro de duas semanas normatizar as atualizações por seção.

Pedimos que visite os arquivos até novos posts.

Grato.

O Balde.