O livro, uma coletânea de artigos publicados nos mais diversos veículos de comunicação, entre eles a revista Rolling Stone, retrata importantes eventos e personagens das turbulentas décadas de 60 e 70. Muito mais do que relato frio dos fatos, A grande caçada aos tubarões tem a qualidade primordial que deveria fundamentar toda produção jornalística: transparência.
Logo no prelúdio, é possível identificar traço recorrente da personalidade excêntrica do jornalista: o flerte constante com o suicídio. Em fevereiro de 2005, Thompson, aos 67 – segundo o próprio, em nota de suicídio, “17 anos mais do que eu precisava ou queria” – finalmente cumpriu as ameaças e pôs fim a vida marcada por excessos de toda natureza.
Simples, direto e, muitas vezes, irônico, Thompson não se exime de expressar opinião. Opositor contundente da direita americana, não poupa críticas a diversos setores da sociedade. Embora ideologicamente simpático à geração beatnik e ao movimento estudantil iniciado em Berkeley, o jornalista identifica, no abuso das drogas e na alienação política dos jovens hippies, a degeneração da proposta de reconstrução social por uma orientação não-liberal. Fiel a definição do gonzo, o jornalista mergulha de cabeça nos temas pautados e atua, não apenas como observador, mas como personagem das estórias que narra. O resultado: uma aproximação sensorial entre fruidor e obra.
Seja no relato furioso da campanha pela reeleição de Nixon, na extensa cobertura dos desdobramentos do caso Watergate, na apresentação iconoclasta da nova geração de pilotos de teste da Força Aérea Americana ou em nauseante e entorpecida cobertura do Kentucky Derby, prestigiado páreo hípico norte-americano, Thompson tem a habilidade inquestionável de humanizar os personagens reportados, à medida que traz à tona, com maestria, os conflitos e sentimentos inerentes à condição humana.
Rafael Alimandro (por e-mail)
2 comentários:
sensacional!
Ae galera The Rum Diary. .. Vai rolar. . .da uma sacada no site ae!!
http://www.omelete.com.br/cine/100007075/Johnny_Depp.aspx
Postar um comentário