1 de nov. de 2009

Classificado de ideias


(Clique na imagem para ampliá-la)


Com prazer iniciamos essa seção que tem como objetivo divulgar ideias, projetos e ambições. O Balde é um jornal colaborativo que visa a solidariedade cultural e este espaço traduz nossos anseios. A intenção é expor projetos e cooptar parcerias para colocar as ideias em prática. Tire seu sonho da gaveta. Explique seu projeto com um breve texto e exemplifique a ideia com fotos ou vídeos. Vamos ao primeiro post.

Projeto: Curta-metragem sobre a corrupção para concurso de audiovisual da Controladoria Geral da União.


Argumento:


Três pessoas estão em uma parada de ônibus. Vamos mostrar separadamente como essas pessoas pensam e agem em uma situação cotidiana. E, ao mostrarmos a cena, elucidaremos a ligação entre essas pessoas. Uma ligação no sentido da corrupção, do ultrapassar limites considerados civilizados e justos. Tanto no agir, quanto no pensar. A cena começa com um ônibus soltando muita fumaça ao sair da parada de ônibus. A primeira personagem é mostrada insatisfeita com a fumaça e critica o veículo. Ao término da crítica, a personagem, que estava fumando, joga o cigarro ao chão, próximo a segunda personagem. Essa, ao ver o ato da primeira personagem, mostra indignação e critica os fumantes. Porém, a segunda personagem também age de uma forma corrupta. Ao colocar uma bala na boca, ela joga a embalagem da bala no chão. Do mesmo modo, a terceira personagem ao ver a cena critica a ação da segunda personagem. Ao chegar o ônibus, entretanto, a terceira personagem fura a fila e entra na frente de uma senhora de idade, sem dar a mínima atenção.


Com essa situação queremos mostrar que a corrupção está em qualquer lugar no dia-a-dia, não somente no Congresso e Casas Políticas. Devemos pensar primeiramente nos nossos atos enquanto cidadãos para depois podermos cobrar atitudes políticas isentas de corrupção. Devemos mudar hábitos pequenos para podermos entender como agir em comunidade, em sociedade, como nação.


Precisa-se:


Atores, figurantes e operador de áudio.


Contatos:


nobalde@gmail.com


por Alexandre Isomura

2 comentários:

Gustavo Lucas (footloose) disse...

opa! gostei do argumento. sou poeta (www.republicadopensamento.blogspot.com) tb tenho alguns roteiros na manga. faço trilhas para meus vídeos-poemas (www.youtube.com/gustavofoot) tb faço os vídeos. tb sou designer e já fui jornalista. vamos conversar? Abratz!

O Balde disse...

Olá, Gustavo.

As portas estão abertas. Vamos conversar sim. A equipe do jornal vai dar uma olhada no seu material e conversaremos. Sua contribuição é de grande valia. Mande seu contato para o nobalde@gmail.com

Podemos colocar algum roteiro seu nessa seção de Classificado de ideias. Ou desenvolver em um projeto. Bom, O Balde persegue isso, parcerias.

Obrigado pelo comentário.

Equipe O Balde